Fespufemes participa do 4º Congresso da Fesspmemt em Mato Grosso

Fespufemes, 04 de novembro de 2017
Dirigentes da Fespufemes participaram do 4º Congresso Sindical que discutiu os conflitos atuais que atingem os Servidores Públicos no país. O evento aconteceu entre os dias 2 e 4 de outubro, no Hotel Fazenda Águas Quentes, em Santo Antônio de Leverger, cidade que fica a 96 quilômetros de Cuiabá, em Mato Grosso. Foi organizado pela Fesspmemt (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Mato Grosso), com o total apoio da nossa Confederação e da Pública - Central do Servidor. O encontro teve como objetivo estreitar as relações com outros Sindicatos, inclusive reafirmar
seus compromissos em prol da organização e ampliação das entidades.

Mais de 100 lideranças de 32 Sindicatos participaram do encontro. Palestrantes dos mais diversos segmentos, como sindicalistas, advogados, cientistas políticos, assessores, entre outros falaram da atual conjuntura do País, a reinvenção do sindicalismo brasileiro, dívida pública, manipulação da grande mídia nas informações reais, o combate da corrupção no Mato Grosso, o papel do Servidor e o dirigente sindical neste processo.
 
Na ocasião o presidente da Fespufemes, Juvenal Barbosa, e o secretário geral, Bruno Dalpiero, representaram o ES em um das plenárias. “É muito importante essa interação com outros sindicatos do país para gente poder trocar informações, ainda mais nesse momento tão delicado por que passa o Brasil.” Disse o presidente da Federação, Juvenal Barbosa. Para o secretário geral da Fespufesmes o encontro demostrou que os servidores devem cada vez mais estar unidos. “A atual conjuntura demanda de nós, representantes sindicais, e de todos os servidores públicos mais atenção e acesso as informações. Os conflitos existem e vão ser cada vez maiores. Não podemos deixar que as categorias fiquem enfraquecidas e percam seu poder de mobilização.” Enfatizou Bruno.  
 
AVALIAÇÃO - Nedilson Maciel, presidente da Fesspmemt, avalia: “Foi gratificante o esforço para reunir os mais de 30 Sindicatos. Agradeço o apoio do líder Aires, que inclusive foi o palestrante no primeiro dia. A Fesspmemt avançou, porque aqui tivemos um debate maduro para entidades filiadas financiarem a Federação com a retirada da contribuição sindical obrigatória. Estamos no caminho certo”. 
 
DETALHES DO EVENTO - Com mais de 30 Sindicatos presentes, as experiências dos dirigentes trocadas são das mais diversas. Sempre após as palestras ocorreram debates para haver um aprendizado ainda maior e uma troca de ideias relevante. Apresentaram situações favoráveis e adversas que foram colocadas em discussão, mas sempre com o fechamento do palestrante convidado. “Sempre escolhemos a dedo cada convidado para nos garantir ensinamentos. Mais uma vez, acertamos. Aprendemos muito e vamos guardar todo conhecimento”, diz Nedilson.


O presidente Aires Ribeiro, presente apenas no primeiro dia em razão de compromissos em São Paulo, falou da atual conjuntura e deu uma palavra de estímulo aos dirigentes: “Podem ter certeza que passaremos esse momento e com certeza sairemos ainda mais fortes e organizados para defender os interesses de todos os trabalhadores, em especial aqueles do serviço público municipal”. A convicção de Aires foi bem entendida, porque após sua fala os sindicalistas o aplaudiram fortemente pelas palavras sábias e de ânimo.
 
Copyright ©2017 - FEDERAÇÃO DOS SERV. PÚBLICOS FEDER. ESTAD. E MUNIC. DO ES
Design by: aldabra criação de website